quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Computação Gráfica: Começando...

Olá, iniciei meus estudos em computação gráfica e o professor sugeriu que usassemos o CodeBlocks como IDE para o implementar os algoritmos e tudo o mais...
No entanto, ele entregou para a turma um "arquivo base" que manipulava a API do Windows para marcar um pixel na tela do monitor. Como preferi utilizar o Linux para fazer os trabalhos, eu teria que manipular a API do Linux para fazer a mesma coisa. No entanto, o professor permitiu que eu usasse a OpenGL, para facilitar um pouco.
Para isso, tive um pouco mais de trabalho que meu colegas de sala para configurar o CodeBlocks, mas foi só um pouco. Como não quero esqueçer de como fiz isso. Vou escrever aqui como foi. (owwww volta pra dizer uma coisa né?)

Vamos lá.

Primeiro eu testei se minha placa de vídeo poderia executar os trabalhos que eu iria fazer, mesmo os que fossem em 3D.
Para isso, executei o comando glxgears.
Apareceu um monte de formas geométricas se movendo. Isso quer dizer que minha placa é capaz de rodar algumas coisas 3D.

Depois disso, foi hora de configurar o ambiente para acompanhar a disciplina sem problemas maiores que o conteúdo em si...

Fiz isso:

1. Eu tinha que ter alguns pacotes instalados no meu computador.
a. o CodeBlocks
b. o GCC (compilador de C para Linux)
c. a OpenGL
d. o GLUT.

2. Todos esses pacotes estavam disponiveis no Synaptic, então foi bem mais fácil.
a. O GCC já tava instalado, mas o nome que deve ser procurado é esse mesmo (gcc)
b. O CodeBlocks também foi bem fácil, a descrição do pacote diz qual é a IDE.
c. O GLUT é que foi diferente. Tinha um glut3 lá, mas instalei um pacote chamado freeglu3-dev d. Quando eu insalei o freeglu3-dev, aOpenGL já estava instalada.

Houve um momento em que ocorreu um erro "cannot find -lXxf86vm", procurando um pouco encontrei uma dica em um fórum (que esqueci de guardar o endereço :S) para baixar o pacote libxxf86vm -dev.
Fiz isso e o erro sumiu (mágica...hehehe).

Bom, com isso fica tudo lindo né? É só abrir a IDE e começar a sofrer...
nananinhanão

Quando abri o CodeBlocks e criei um projeto, tive que fazer algumas configurações (que não seria grande problema para quem conhece bastante de Linux, mas pra mim, foi desesperador) como dizer ao compilador onde estão as pastas include e lib e a localização do GLUT.
'Setei' as pastas dessa maneira.

include --> /usr/include/GL
lib --> /usr/lib

Na verdade, há outros campos para serem preenchidos, mas deixei só essas mesmo.

Isso parece simples agora, mas na hora foi meio chatinho...
Agora, vou tentar modificar a biblioteca para windows que o professor passou como base para a implementação dos algoritmos para poder utilizar a OpenGL no Ubuntu.

0 comentários :

Postar um comentário

Copyright © 2014 KETE