sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Instalando Plugin para desenvolvimento Android no Netbeans no Windows



/**
*  Pessoal, esse post é bem antigo e eu perdi os prints das telas numa migração dessas que o 
*  Google fez pro Picasa.
*  Como eu acho que ninguém mais usa o plugin do Android, já que temos agora o Android Studio,
*  não vou me preocupar com isso. o/
*/

Este post irá apresentar os processos de instalação do plugin para desenvolvimento na plataforma Android para a IDE Netbeans. É importante que o JDK, o Netbeans e o SDK do Android já estejam instalados corretamente.

O primeiro passo para a instalação do plugin é acessar o menu Ferramentas -> Plug-ins. Acione o botão “Adicionar”, marcado em vermelho na figura abaixo, e adicionar um novo provedor de atualizações. Escolha um nome para o provedor e a URL onde o plugin estará disponível e clique em “OK”. No Exemplo abaixo, utilizamos o “Android” para o nome e a URL deve ser

Depois, acesse a aba “Plug-ins disponíveis”. Se o plugin não aparecer automaticamente na lista, clique em “Recarregar catálogo” e espere a atualização.

Após a conclusão dessa etapa, o plugin para o Android deve estar disponível para instalação. Escolha “Android” e “Android Test Runner for Netbeans 7.0+”. O segundo será necessário para a realização de testes unitários em Android e talvez tenha um post sobre isso em um futuro breve. Clique em “Instalar”.

Esta é a tela de inicio da instalação de plugin, informando o que será instalado. Clique em “Próximo>”.

A seguir, leia e marque o checkbox, informando que aceita o contrato de licença do plugin. Clique em “Instalar”.

O instalador mostrará uma lista com as bibliotecas do Android que serão instaladas e serão necessárias para o desenvolvimento de aplicações. Apenas clique em “Continuar”.

Depois, em “Finalizar”.

Agora, com o plugin instalado, iremos configurar o ambiente para utilizá-lo! \o/ Acesse a opção Ferramentas -> Opções -> Miscelânea no menu. Na aba Android, você deve indicar em qual pasta foi instalado o SKD do Android e clique em “OK”.

6 comentários :

Copyright © 2014 KETE